Por Blog de Edivaldo Junior

 O deputado federal Luciano Amaral, presidente do PSD em Alagoas, negou qualquer possibilidade de disputar o governo do Estado em 2026. Seu nome chegou a ser citado em blogs e sites locais como opção para a sucessão de Paulo Dantas, mas o parlamentar reforçou, em conversa por telefone, que a candidatura do grupo será de Renan Filho.


“Nosso candidato a governador é Renan Filho. Ele está muito preparado, com vontade de disputar, e será não só o nosso candidato, mas também o próximo governador de Alagoas”, afirmou.

Amaral destacou que a posição é fruto de uma decisão coletiva, reafirmando o alinhamento político com o governador Paulo Dantas e com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor. “É um compromisso pessoal, mas também de grupo. Marcelo apoia Renan, Paulo também, e todos nós estamos juntos nesse projeto”, completou.

Na disputa proporcional, o PSD prepara uma chapa considerada competitiva. Luciano Amaral, que tentará a reeleição para a Câmara, avalia que o partido tem condições de conquistar até duas vagas em Alagoas. O parlamentar revelou que mantém conversas com possíveis nomes, entre eles o ex-prefeito e atual vereador de Maceió, Rui Palmeira.

“Será uma eleição dura e disputada, mas estamos formando uma boa chapa e temos chances reais de eleger dois federais”, disse o deputado.

Luciano também comentou a redução no número de vagas da bancada alagoana na Câmara dos Deputados. Hoje o Estado conta com nove cadeiras, mas, após decisão do STF, passará a ter oito. O Congresso chegou a aprovar projeto que revertia a perda, mas o texto foi vetado pelo presidente Lula.

“Se não houver mudança, Alagoas ficará mesmo com oito vagas no próximo ano. Na atual conjuntura, é muito difícil que o Congresso derrube o veto presidencial”, concluiu.