Um levantamento sobre transparência pública, referente ao ano de 2024, trouxe um dado preocupante: a Câmara Municipal de Novo Lino obteve nota zero na avaliação. A baixa pontuação ocorreu durante a gestão da então presidente da Casa, vereadora Núbia Lima, e tem gerado forte indignação em alguns vereadores.


O índice leva em consideração critérios como: divulgação de despesas, folha de pagamento, contratos, diárias, licitações e atos administrativos. O resultado expõe falhas graves na gestão da transparência, prejudicando o acesso da população às informações sobre como o dinheiro público foi utilizado.

Para especialistas, a situação revela um retrocesso grave no cumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), que obriga os órgãos públicos a manterem dados acessíveis e atualizados.

O resultado reforça a necessidade de que a atual Mesa Diretora adote medidas urgentes para corrigir os problemas herdados e garanta que, daqui para frente, os cidadãos tenham acesso total às informações da Casa Legislativa.